PROJETO
A pedagogia de
projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode
viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre
conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre
diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no
contexto da escola.
TECNOLOGIAS
As novas tecnologias
usadas na educação já estão ficando velhas! – deverão receber
um novo
incentivo com a
possibilidade de junção de diferentes mídias em um só artefato:
TV, vídeo, computador, Internet.
Estamos assistindo ao
nascimento da tecnologia digital, que poderá ter um impacto ainda
maior no processo ensino-aprendizagem. Será uma outra revolução
que os educadores terão de enfrentar em um determinado momento, pois
a busca da informação é importante,
porém é importante
saber o que elas oferecem do ponto de vista pedagógico.
CURRÍCULO
Atualmente, o currículo
é uma construção social, na acepção de estar inteiramente
vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às
relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e
currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo
cultural, como construção de identidades locais e nacionais.
RELAÇÃO ENTRE ELES
Essas diferentes
aplicações do computador na educação foram apresentadas de forma
separada, embora elas possam ocorrer simultaneamente, quando o
aprendiz desenvolve um projeto ou resolve um problema por intermédio
do computador. Todas essas aplicações se dão usando o mesmo
recurso e dependem somente da existência de softwares específicos e
do fato de o computador estar ligado na Internet. Quando o projeto
está sendo resolvido, o aluno pode, em uma determinada situação,
usar os recursos de representação da solução do projeto usando
uma linguagem de programação ou um software de autoria para a
elaboração de uma página para a Web,
ou pode buscar uma
informação ou mesmo enviar mensagens para uma determinada pessoa.
Não existe uma hora
predeterminada ou mesmo um currículo a ser cumprido para que essas
aplicações sejam exercitadas e praticadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário